A busca por uma experiência do candidato atrativa, diferenciadora e de sucesso tornou-se uma prioridade no cenário competitivo do mercado de trabalho atual. À medida que as empresas reconhecem a importância de atrair os melhores talentos, elas estão cada vez mais focadas em proporcionar uma jornada única e memorável aos candidatos desde o primeiro contato até a contratação.
Neste contexto, a experiência de candidato vai além do simples processo seletivo, englobando a maneira como a empresa se comunica, a forma como os candidatos são tratados e as oportunidades de desenvolvimento oferecidas.
Mas será que os candidatos estão sentindo essas mudanças?
60% dos candidatos entrevistados em 2022, dizem que já tiveram uma má experiência de candidato ao se candidatar.
83% dos candidatos também indicam que uma má experiência pode levá-los a desistir de se candidatar a uma oferta ou a uma empresa que consideram atraente.
Ainda mais preocupante, esses candidatos dão a conhecer. 72% das pessoas insatisfeitas compartilham sua experiência negativa com o candidato nas redes sociais ou em sites de avaliação de empregadores.
Todo candidato é um cliente em potencial. Oferecer uma experiência ao candidato é possivelmente perder um cliente (ou mesmo vários). A experiência do candidato em recrutamento é essencial!
Felizmente, ações muito simples podem ser implementadas para melhorar a experiência e a satisfação de seus candidatos. Não espere mais para encantar seus candidatos!
8 princípios a respeitar
- Melhore a experiência do candidato comunicando-se de forma transparente;
- Jogue o cartão de personalização;
- Implemente um processo de recrutamento mais envolvente;
- Melhore a experiência do candidato oferecendo uma imersão no cargo;
- Não desperdice o tempo dos candidatos;
- Conseguir diferenciar;
- Defina claramente e relembre as etapas do processo;
- Dê e peça feedback.
Passo 1
Melhore a experiência do candidato comunicando-se de forma transparente.
Veja um exemplo: Alex se candidatou ao emprego dos seus sonhos na empresa para a qual deseja ingressar há muito tempo. Após testes online e uma primeira entrevista da qual saiu confiante, silêncio de rádio dos recursos humanos por várias semanas. Alex está desmotivado, frustrado e continua se candidatando a outras empresas. De repente, o recrutador o chama de volta para lhe oferecer o emprego. Uma pena, Alex aceitou uma posição com o concorrente.
A comunicação com os candidatos é crucial para evitar uma má experiência do candidato durante o processo de recrutamento. Para evitar esse tipo de estranheza, faça um cronograma de recrutamento com prazos que planejem se comunicar com o candidato em momentos-chave.
Passo 2
Jogue a carta de personalização.
Mesmo que receba centenas, não se esqueça que por trás de cada candidatura existe um ser humano. Personalize a sua comunicação. Considere também como você comunica a rejeição e a transforma em feedback construtivo:
- Agradeça calorosamente ao candidato;
- Explique o motivo da rejeição (tempo, habilidades, etc.);
- Deixe a porta aberta para uma possível colaboração futura;
- Personalize a mensagem com base nos pontos positivos de sua aplicação.
Finalmente, a recusa do pedido não significa que a comunicação seja interrompida. Algumas empresas desenvolvem comunidades de candidatos on-line ou concedem pontos de fidelidade aos candidatos que recomendam o empregador a seus parentes.
O objetivo é que todos os candidatos fiquem com uma boa impressão da empresa, mesmo que seu perfil não corresponda ao cargo a ser preenchido naquele momento.
Passo 3
Implemente um processo de recrutamento mais envolvente.
E se combinar gamificação e recrutamento fosse a chave para engajar seus candidatos em seu processo? Desafios interativos, feedback imediato, sensação de ser levado a sério pela empresa… os benefícios da gamificação são inúmeros.
Tenha cuidado, no entanto, para garantir que a qualidade da seleção esteja sempre presente! O recrutamento gamificado deve ser cientificamente válido e avaliar os elementos necessários para o cargo (e não a capacidade de jogar).
Passo 4
Melhore a experiência do candidato oferecendo imersão no cargo.
Quanto mais o processo de recrutamento estiver diretamente relacionado com o cargo, mais os candidatos o consideram relevante, se envolvem no seu processo e o concluem.
O que poderia ser melhor do que uma imersão no cargo para engajar e reter candidatos?
Uma ferramenta de cenário profissional como o RJS permite que o candidato se projete em um determinado cargo e dentro da empresa. Diante de uma situação de trabalho, o candidato pode responder de diferentes maneiras. Candidatos com bons resultados são incentivados a continuar o processo, os demais podem ser redirecionados para outros cargos ou receber orientações de como melhorar.
Também é possível vir avaliar se o candidato tem as competências necessárias para ter sucesso na função com testes de aptidão ou questionários de personalidade.
Passo 5
Não desperdice o tempo dos candidatos.
O tempo e a energia gastos na inscrição são tão valiosos quanto o tempo gasto no recrutamento. Observe os seus prazos, o tempo gasto no recrutamento e em cada etapa do processo de recrutamento: onde você pode economizar tempo? E assim ganhar em capacidade de resposta?
Algumas dicas importantes para encurtar seu processo de recrutamento:
- Use testes psicométricos rápidos;
- Ofereça um processo de recrutamento integrado ao seu HRIS;
- Certifique-se de que as diferentes etapas do recrutamento estejam acessíveis no celular (exceto para a entrevista presencial).
Passo 6
Alcançar a diferenciação.
Você provavelmente não é o único empregador que seus candidatos estão de olho. Para se distinguir, deve redobrar o seu engenho e deixar transparecer nos processos de recrutamento as especificidades da sua empresa:
Use cenários de formato do Messenger como uma empresa de engenharia multinacional e a Deloitte fizeram.
Faça uma verdadeira mudança digital oferecendo Centros de Avaliação online como o Nationwide. Além de respeitar o planeta, é seguro apostar que você economizará tempo e dinheiro.
Ouse o formato de vídeo para os seus recrutamentos.
Passo 7
Defina claramente e relembre as etapas do processo de recrutamento.
Gostaria de iniciar um processo de recrutamento em que as etapas não são claras e mal comunicadas? Não. Bem, seus candidatos são os mesmos.
Ao longo da jornada do candidato, explique por que você implementou essa etapa ou usou esses testes, etc.
Nunca esqueça que saber se o candidato é o certo para a vaga é tão importante para ele quanto para você!
Passo 8
Dê e peça feedback.
Estabelecer uma cultura de feedback é outra prova de que você respeita seus candidatos e suas opiniões.
Dê feedback construtivo aos seus candidatos. Um estudo realizado pelo LinkedIn em 2022, mostra que a probabilidade de um candidato se candidatar novamente na sua empresa é 4 vezes maior se você der um feedback construtivo.
Por fim, peça feedback aos seus candidatos sobre seus processos de recrutamento e leve as respostas em consideração para melhorar a experiência dos futuros candidatos.
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