Mentalidade de crescimento: por que as empresas a valorizam tanto?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam funcionários alinhados aos seus ideias e que estejam “famintos” por desenvolvimento. É a chamada mentalidade de crescimento.

Mais do que simplesmente exercer a função, o perfil do contratado é de extrema importância. Contudo, o que isso significa exatamente e por que as organizações valorizam tanto essa característica entre seus colaboradores? 

A mentalidade de crescimento se refere à atitude de sempre buscar aprender e desenvolver novas habilidades. Pessoas com esse pensamento não se confortam com o status atual e estão constantemente atrás de melhorar seus conhecimentos e desempenho.

As empresas valorizam esse fator por diversas questões. Uma delas é que funcionários com este perfil são mais motivados e comprometidos com seu trabalho.

Eles almejam crescer e evoluir, o que faz com que sejam mais produtivos e engajados. São também mais adaptáveis às mudanças que acontecem no mundo dos negócios, sem medo de enfrentar novos desafios, dispostos a aprender e se qualificar para as novas demandas do mercado.

Outro motivo de valorização está diretamente relacionado ao desenvolvimento de habilidades de liderança. Colaboradores com mentalidade de crescimento são mais propensos a liderar equipes e assumir projetos desafiadores.

Na AMLabs, por exemplo, temos a certeza que compartilhar gera crescimento. Atualmente, tenho oficializados cinco sócios e, nenhum de nós, sozinho, conseguiria fazer uma empresa que fosse 1/6 do que a nossa representa hoje.

Se privilegiamos a oportunidade de crescimento, de poder eventualmente se tornar sócio, se temos preocupação com a formação das pessoas e educação, o crescimento é uma consequência natural dentro de um ambiente meritocrático.

Não podemos nunca deixar de olhar para o outro lado. É sabido que as empresas buscam e valorizam a mentalidade de crescimento de seus funcionários, mas também é necessário que os empregadores ofereçam condições para que essas qualidades sejam trabalhadas e desenvolvidas pelas pessoas que lá estão.

Como dito anteriormente, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e a retenção de talentos é feita através de ações que os façam sentir valorizados dentro do ambiente em que vivem.

Afinal, não adianta nada o funcionário possuir a chamada mentalidade de crescimento, mas trabalhar em um local em que isso não é valorizado. Se este for o caso, há grandes chances de que o funcionário em questão peça para deixar o emprego em busca de uma cultura que combine mais com a sua.  

Por aqui, implementamos os chamados embaixadores da cultura, no qual fazemos uma eleição mensal de um valor, como o comprometimento, e a pessoa reconhecida pelos colegas como a mais comprometida através de ações que comprovem isso, ganha um prêmio.

No final do ano vemos os que ganharam e os dois mais alinhados com a nossa cultura vão para uma feira nos Estados Unidos no ano seguinte. É uma forma de não só valorizar o funcionário, mas também fazê-lo se sentir valorizado pelos colegas.

Por fim, as empresas exaltam essa característica pois ajuda a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador. Funcionários que querem aprender e evoluir tendem a ser mais abertos a novas ideias e mais dispostos a colaborar com seus colegas de trabalho.

Em resumo, a preferência por colaboradores com mentalidade de crescimento acontece porque isso ajuda a criar um ambiente de trabalho mais motivado, produtivo e inovador.

Funcionários com essa mentalidade estão sempre buscando evoluir e se adaptar às novas demandas do mercado, o que faz com que sejam mais engajados, liderem com mais facilidade e sejam mais colaborativos.

 Portanto, se você quer se destacar no mercado de trabalho, invista em uma mentalidade de crescimento e mostre às empresas seu comprometimento com o próprio desenvolvimento profissional.

Leandro Fidelis, sócio-fundador da AMLabs, empresa especializada em softwares de gestão e pagamentos para operadores de Vending Machine, Micro Market e OCS com mais de mil clientes no Brasil

Fonte: Portal RH

O post Mentalidade de crescimento: por que as empresas a valorizam tanto? apareceu primeiro em Informativo Empresarial.