Assumir um papel estratégico na empresa nem sempre é simples, principalmente quando o setor de Recursos Humanos tem milhares de afazeres no dia e mal consegue dar conta de tudo. Para otimizar as inúmeras tarefas da área e trazer mais inteligência de dados, existe uma ferramenta incrível: o software de RH.
Você já ouviu falar sobre essa solução ou já utiliza algo parecido? Neste post, vamos explicar melhor como funcionam esses sistemas, porque eles são tão benéficos e como escolher o melhor para o sua organização Confira tudo sobre o assunto na leitura.
O que é um software de RH?
Trata-se de um sistema tecnológico desenvolvido especialmente para a área de Recursos Humanos. Esse tipo de ferramenta ajuda a automatizar processos e proporcionar mais agilidade e redução de custos para o setor.
Existem softwares de gestão para diferentes áreas e os de RH funcionam de forma similar aos demais. Eles ajudam o departamento a ganhar tempo nas tarefas do dia a dia e ainda fornecem dados e informações relevantes para embasar a tomada de decisões.
Como funciona um software de RH?
Uma ferramenta completa de RH pode oferecer diversos recursos que ajudam a otimizar as tarefas de ponta a ponta. Para tanto, há diversas plataformas disponíveis no mercado e elas podem apresentar diferentes funcionalidades.
No geral, é possível utilizar um software de RH para otimizar etapas do recrutamento e seleção, realizar uma melhor gestão de tarefas, controlar e monitorar o clima organizacional, aplicar e analisar avaliações de desempenho, gerir a jornada de trabalho, realizar cálculos de folha de pagamento etc.
Além das tarefas do dia a dia, esse tipo de ferramenta possibilita que a organização implemente uma cultura de dados, garantindo insumos para uma tomada de decisões muito mais efetiva.
Ademais, softwares de RH mais desenvolvidos contam também com ferramentas de inteligência artificial, gestão comportamental e People Analytics, possibilitando que a gestão de pessoas atue de modo muito mais estratégico, visando um aumento de produtividade e bem-estar na organização.
Qual a importância do software de RH para a estratégia da empresa?
O grande benefício de adotar um software de RH é a redução de tempo no setor. Com a organização e a automatização de tarefas e processos burocráticos, sobra muito mais tempo para que o RH consiga focar no que realmente importa: as pessoas.
Dessa forma, o time fica mais livre para pensar em ações de desenvolvimento de talentos, comunicação, integração e projetos especiais. Mas os dados colhidos pela ferramenta também ajudam em uma tomada de decisões mais embasada, trazendo assertividade para a gestão.
Tudo isso acaba contribuindo para a empresa como um todo, ajudando a melhorar a produtividade, o clima organizacional e fortalecer a cultura da companhia.
Por ser uma ferramenta online, a plataforma pode ser acessada de qualquer lugar, favorecendo empresas que adotam o modelo home office. Além disso, os dados são armazenados na nuvem de forma criptografada, o que garante mais segurança.
Quais são os tipos de software de RH?
Como sabemos, a área de RH abriga diversos subsistemas. Então, existem tanto opções de softwares completos quanto alternativas focadas apenas em necessidades específicas. Veja alguns exemplos a seguir.
Software para Departamento Pessoal
Por conta da natureza das atividades de DP, os softwares específicos para esse setor foram um dos primeiros a serem desenvolvidos. Nesse sentido, plataformas como essa possibilitam realizar:
- Cálculos de folha de pagamento;
- Controle de ponto;
- Gestão de férias;
- Gestão de benefícios;
- Cálculo de verbas rescisórias.
Software para Recrutamento e Seleção
Na área de recrutamento e seleção, também é possível automatizar processos e otimizar etapas com um software específico. Algumas das funcionalidades desse tipo de ferramenta são:
- Coleta e triagem de currículos;
- Testes de fit cultural e análises comportamentais;
- Avaliações técnicas e provas de habilidades.
Software de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas
Por fim, esse modelo de software tem foco na avaliação e desenvolvimento dos colaboradores. Assim, podem auxiliar na análise do clima organizacional, avaliações de desempenho e análise de perfil comportamental de gestores e colaboradores.
Dessa forma, o RH coleta dados importantes para montar planejamentos estratégicos completos e consegue elaborar programas de treinamento e desenvolvimento muito melhor direcionados.
Por que contratar um software de RH?
Um dos grandes problemas do RH é justamente o excesso de tarefas que se acumulam na rotina dos profissionais. Por conta da alta demanda, sobra pouco tempo para que a gestão de pessoas seja feita de forma realmente estratégica.
Isso acaba fazendo com que todo o potencial do departamento não seja devidamente explorado e valorizado dentro da empresa. Nesse cenário, a tecnologia pode atuar como uma verdadeira aliada na gestão de RH e DP. Entenda melhor os benefícios de contar com um software completo.
Reduz custos
Já parou para pensar no tempo e nos recursos gastos, por exemplo, para analisar e selecionar currículos em um processo de recrutamento e seleção? Até processos simples, como armazenar documentos, trazem gastos para a organização, seja com espaço para arquivo ou com impressão de papel.
Assim, optar por sistemas digitais é uma maneira de reduzir custos e recursos do setor, tornando processos mais simples e digitalizados.
Garante mais produtividade
Um software de RH também aumenta a capacidade de produção de todo o setor, uma vez que automatiza tarefas e conecta processos, permitindo que os profissionais produzam mais em menos tempo.
Melhora a organização do RH
Voltando ao tema dos papéis impressos, o software de RH concentra todas as informações na nuvem, melhorando a organização de documentos e permitindo que eles possam ser acessados de qualquer lugar.
Proporciona um armazenamento de dados seguros
Armazenar informações físicas não só é mais custoso, mas também mais inseguro. Isso porque, os papéis podem se perder, rasgar ou até molhar. Já os dados digitais são criptografados e armazenados em um arquivo de nuvem, o que traz mais agilidade e praticidade na hora de buscar informações, além de ser muito mais seguro.
Padroniza processos
Um software de RH também ajuda o setor a padronizar processos desde o recrutamento e seleção até os desligamentos. Dessa forma, é possível alinhar estratégias, unificar informações e garantir muito mais eficiência e agilidade na realização das tarefas.
Centraliza todas as informações do RH
Uma plataforma completa permite que o RH centralize todas as informações em um só lugar. Isso ajuda na organização dos dados e na tomada de decisões, além de garantir uma melhor comunicação interna com outros departamentos.
Qual é o melhor tipo de software de RH para a sua empresa?
Com certeza, quanto mais completo for o software de RH, mais eficiente será a gestão de pessoas. Por isso, ao optar por uma ferramenta como essa, é mais inteligente que você escolha uma plataforma unificada, que reúna tudo em um lugar só.
Isso porque, ter inúmeros acessos em sistemas diferentes acaba demandando muito mais tempo para o departamento, uma vez que os dados estarão pulverizados e precisarão ser cruzados de forma manual.
Assim, é válido optar por uma ferramenta que contemple todos os processos de RH e DP em um único local, de modo integrado, para garantir mais agilidade e embasamento na tomada de decisões.
Como a Sólides pode te ajudar?
O Sólides Gestão é a plataforma mais completa de RH do mercado. Com gestão comportamental e People Analytics, esse software atende todos os pilares e subtarefas do setor para tornar a gestão muito mais estratégica.
Apostando na inteligência de dados, a plataforma da Sólides oferece tudo o que o seu RH precisa em um só lugar, facilitando a vida do profissional e a experiência dos colaboradores ao longo de toda a sua jornada na empresa.
Quer testar nosso software de RH na prática e entender como ele pode revolucionar a sua gestão? Acesse o site e fale com nossos especialistas.
Por: Vanessa Vasconcellos
Imagem de DilokaStudio no Freepik
O post Software de RH: como escolher um para sua empresa apareceu primeiro em Informativo Empresarial.